DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL


O servo era a principal mão-de-obra do sistema feudal. Toda a produtividade do feudo fundamentava-se no trabalho do servo. Ele era o responsável pela manutenção da economia europeia durante a idade Média. Qual das alternativas seguintes apresenta informações corretas sobre a essência do trabalho servil?


O servo tinha um forte vínculo com a terra. A necessidade de produzir para o próprio sustento lhe impunha o cumprimento de certas obrigações para com o nobre dono da terra.


O servo tinha incapacidade intelectual de administrar o próprio negócio. Por essa razão, delegava à nobreza o papel de administrar o feudo. 


A remuneração paga pelo nobre ao servo era muito baixa. Por essa razão, as condições de vida do servo eram péssimas.


Os servos eram descendentes dos antigos escravos romanos. Por essa razão, se submetiam ao nobre proprietário da terra.


Os servos eram, na verdade, funcionários da Igreja que prestavam serviços no feudo em função dos acordos de cooperação que ligavam o Clero e a Nobreza. 

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:

 

Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (…) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado. (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe. )


Refletindo sobre essas concepções políticas, é correto afirmar em relação ao absolutismo, que:


Na França os filósofos iluministas foram, em sua esmagadora maioria, favoráveis à política absolutista.


As liberdades individuais e a preservação dos direitos alcançados pelos servos foram características do período absolutista.


As disputas religiosas e entre igrejas não se relacionavam de forma alguma com as práticas absolutistas


O período das práticas absolutistas foi maior na França do que na Inglaterra.


A primeira revolução de caráter burguês e contra o absolutismo ocorreu na França.

Páginas: 12345678910